PATH e Bio-Manguinhos/Fiocruz firmam compromisso para impulsionar plataformas tecnológicas e aumentar a produção local

October 29, 2024 by PATH

Read in English.

Rio de Janeiro, 29 de outubro de 2024 – A PATH, organização global sem fins lucrativos dedicada ao desenvolvimento de tecnologias para a equidade em saúde por meio de inovações e parcerias, e o Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos Bio-Manguinhos, unidade de pesquisa, desenvolvimento, inovação e produção da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), lançam hoje uma nova colaboração que visa acelerar a inovação, produção e o acesso a vacinas, diagnósticos e biofármacos no Brasil, América Latina e Caribe. A iniciativa, descrita em um Memorando de Entendimento (MoU) entre as instituições, busca fomentar o desenvolvimento local de tecnologias que atendam às necessidades regionais e promovam a equidade em saúde.

O MoU inclui os seguintes objetivos principais:

  • Desenvolvimento de diagnósticos in vitro (IVDs): Estabelecer parcerias para aumentar a produção de testes diagnósticos e aprimorar as capacidades diagnósticas no Brasil e América Latina.
  • Novas plataformas tecnológicas: Explorar plataformas como patches adesivos de microarranjos e dispositivos de entrega blow-fill-seal para expandir o acesso a soluções inovadoras e acessíveis na região.
  • Fortalecimento da produção local de vacinas e insumos essenciais: Apoiar a produção de vacinas, com foco em doenças emergentes e negligenciadas, como febre amarela.
  • Expansão da capacidade produtiva: Trabalhar conjuntamente para aumentar a produção em conformidade com os novos padrões internacionais, permitindo que os produtos e conhecimentos beneficiem toda a América Latina e o Caribe.

A parceria estratégica entre PATH e Bio-Manguinhos/Fiocruz foi formalizada durante a visita do Presidente e CEO da PATH, Nikolaj Gilbert, ao Brasil, em consonância com sua participação em eventos relacionados ao G20. No Instituto, ele foi recebido por Rosane Cuber, Vice-Diretora de Qualidade, e Luiz Lima, Vice-Diretor de Produção de Biológicos. A colaboração representa um importante marco para o estabelecimento de parcerias visando o fomento da produção local e regional de produtos de saúde, um dos principais objetivos do Brasil na área da saúde como atual presidente do G20.

“Apoiar o fortalecimento da capacidade de produção nacional e regional é um passo essencial na construção de sistemas de saúde resilientes que possam responder de forma eficaz a epidemias. Por isso, a PATH se orgulha da parceria com Bio-Manguinhos neste importante trabalho." disse Gilbert. "Juntos, podemos potencializar a capacidade de produção local de produtos essenciais para a saúde e desenvolver soluções inovadoras que avançarão a equidade em saúde no Brasil e na América Latina”.

A parceria é construída sobre a longa história de esforços colaborativos entre PATH e Bio-Manguinhos. Por exemplo, Bio-Manguinhos, como um dos principais fornecedores de vacinas de febre amarela no mundo, recebeu o apoio da PATH por mais de uma década para garantir o cumprimento dos requisitos internacionais de qualidade. Isso garante que a vacina possa acessar mercados globais, inclusive de países endêmicos nas Américas e na África. Com o MoU assinado, os parceiros estão discutindo a ampliação da parceria para outras doenças importantes para a saúde pública.

Produção regional e emergências de saúde

O aumento recente dos casos de mpox na América do Sul, com destaque para países como Argentina, Chile e Peru, ressalta a importância de uma robusta capacidade de responder a epidemias emergentes e outros desafios de saúde. Nesse contexto, o MoU reforça o compromisso com a produção local de diagnósticos, visando ampliar as capacidades de resposta a emergências de saúde pública e assegurar o acesso equitativo a tecnologias essenciais. A parceria também está alinhada ao compromisso do governo brasileiro de fortalecer a capacidade de resposta a emergências e desastres nacionais.

A colaboração entre Bio-Manguinhos/Fiocruz e PATH reflete o compromisso de ambas as organizações com a equidade em saúde e a inovação. Bio-Manguinhos, reconhecido por seu papel pioneiro no desenvolvimento e produção de vacinas, kits para diagnósticos e biofármacos para o Sistema Único de Saúde (SUS), oferecerá sua expertise em pesquisa e desenvolvimento nas suas áreas de atuação, enquanto a PATH contribuirá com sua experiência em parcerias multissetoriais e no cumprimento de novos padrões internacionais de qualidade para inovadoras tecnologias de saúde pública.

“Bio-Manguinhos tem uma longa trajetória no fornecimento de vacinas, biofármacos e kits para diagnósticos para o SUS e outros países por meio das agências internacionais. Temos compromisso com a equidade no acesso a imunobiológicos de ponta tanto para a população brasileira quanto para outros países de baixa e média renda. Esta parceria com a PATH reforça nosso compromisso em fornecer soluções inovadoras e acessíveis, bem como ampliar nossa capacidade de resposta às demandas de saúde pública do Brasil e da região da América Latina e do Caribe”, disse Mauricio Zuma, diretor de Bio-Manguinhos.

Sobre as Organizações

A PATH é uma organização sem fins lucrativos cuja missão é promover a equidade em saúde por meio de inovação e parcerias. Presente em mais de 70 países e com mais de 40 anos de experiência em forjar parcerias multissetoriais, além de expertise em ciência, economia, tecnologia, advocacy e dezenas de outras áreas, a PATH desenvolve e amplia soluções inovadoras para os desafios de saúde mais prementes do mundo.

O Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos) é a unidade da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) responsável por pesquisa, inovação, desenvolvimento tecnológico e pela produção de vacinas, kits para diagnóstico e biofármacos voltados para atender prioritariamente às demandas da saúde pública nacional. Fundado em 1976, Bio-Manguinhos tem atuação destacada no cenário internacional, não só pela exportação do excedente de sua produção para mais de 70 países como também intercâmbio de experiências e informações, eventos técnico-científicos e parcerias com instituições públicas e privadas por meio de acordos de Transferência de Tecnologia, Parcerias para o Desenvolvimento Produtivo (PDPs) e projetos de desenvolvimento autóctone, que contribuem para a ampliação de seu portfólio, que conta com mais de 50 produtos.