Transformando o tratamento da diabetes em Moçambique com o CarePak

January 17, 2025 by Mary Hodges

David Macuacua vive com diabetes tipo 2 há mais de 20 anos. Moçambicano e Motorista de profissão, ele vivenciou muitas das barreiras que as pessoas que vivem com diabetes enfrentam para cuidar de si mesmas.

David Macuacua describes using the Diabetes CarePak to PATH staff

David Macuacua descreve o uso do Diabetes CarePak para Katia Manjate da PATH. Foto: PATH/Siri Wood.

Read in English.

Muitos sistemas de saúde não estão preparados para ajudar os indivíduos a gerirem convenientemente as doenças crônicas, especialmente a monitoria e o tratamento contínuos que são necessários em casa. Ao longo de suas duas décadas vivendo com diabetes, David racionalizou medicamentos e tiras de teste e reutilizou seringas, expondo-se a complicações sérias. Esta é uma história muito comum para pessoas que vivem com diabetes em países de baixa e média renda. Apesar da crescente carga epidemiológica de doenças não transmissíveis (DNTs), muitos sistemas de saúde não oferecem cuidados acessíveis para as diabetes.

Com o objetivo de melhorar a qualidade de vida e os resultados de saúde para pessoas que vivem com diabetes, a PATH desenvolveu uma solução de co-embalagem acessível que aumenta o acesso aos suprimentos necessários para a administração segura de insulina e monitoramento do açúcar no sangue. O projeto Diabetes CarePak começou como uma parceria com a Coalizão para Acesso a Medicamentos e Produtos para DNTs, o Ministério da Saúde do Quênia, pessoas que vivem com diabetes, prestadores de cuidados de saúde, grupos de defesa locais e outras partes interessadas importantes, incluindo financiamento da Federação Internacional de Fabricantes e Associações Farmacêuticas, The Leona M. e Harry B. Helmsley Charitable Trust e vários parceiros da indústria. Hoje, o projeto está ativo no Mali, Moçambique e Tanzânia.

Avaliando a usabilidade do CarePak

Em Janeiro de 2024, uma avaliação de usabilidade do Diabetes CarePak foi concluída nas províncias de Maputo e Matola, em Moçambique. David foi selecionado aleatoriamente como um dos 50 beneficiários do projeto de uma amostra de pacientes ambulatoriais no Hospital Provincial da Matola para testar o protótipo CarePak por três meses.

Moz Diabetes CarePak contents

O protótipo do Diabetes CarePak contém seringas, um glucómetro, tiras de teste, lancetas, algodão absorvente, solução alcoólica, um recipiente para objetos cortantes e conteúdo educacional para pessoas que vivem com diabetes. Foto: PATH/Bruno Pedro.

Durante o período de estudo de três meses, David e os outros participantes receberam um kit mensal recorrente de suprimentos para automonitoria da diabetes em sua unidade sanitária, incluindo um kit inicial e dois kits de reposição. O protótipo CarePak continha: seringas, um glucómetro, fitas de glucómetro, algodão absorvente, solução alcoólica, lancetas, um recipiente para objetos cortantes e conteúdo educacional para pessoas que vivem com diabetes. O kit não continha insulina ou medicamentos orais, mas foi projetado para garantir que os usuários do kit tivessem os suprimentos necessários para monitorar o açúcar no sangue e tomar medicamentos, incluindo insulina, conforme prescrito.

Para avaliar o impacto do uso do kit no estado de sua saúde, David realizou uma medição de hemoglobina glicada (teste de HbA1c) e foi entrevistado na linha de base e no final do estudo. O teste de diagnóstico de HbA1c mede o nível médio de glicose no sangue de um indivíduo ao longo de um período de três meses e é um indicador bem estabelecido do controle geral da glicose. Um resultado de A1c acima de 7% indica um risco maior de complicações do diabetes. Os níveis de A1C de David reduziram de 8,2% para 6,6% durante o uso do CarePak, o que indica uma redução significativa no risco de complicações relacionadas a diabetes e morte. Entre os outros participantes, 65% do grupo tiveram níveis de HbA1c reduzidos durante o período de três meses.

Além dessa melhoria clínica, o comportamento de autocuidado de David melhorou significativamente, pois ele começou a testar seu açúcar no sangue diariamente e a não reutilizar as seringas. Ele também melhorou o seu conhecimento sobre alimentação saudável e a importância da actividade física em sua rotina.

David não foi o único a ver mudanças benéficas em sua capacidade de controlar seu diabetes com o CarePak. No início do estudo, 83,7% dos participantes não tinham um glucómetro, uma ferramenta essencial para medir os níveis de açúcar no sangue, e só verificavam seus níveis de açúcar no sangue uma vez por mês ou menos em uma unidade de saúde. Com o CarePak, os participantes do estudo verificaram e registaram seus níveis de glicose no sangue diariamente, uma melhora acentuada em direção ao alcance das diretrizes de autocuidado de verificar os níveis de glicose no sangue várias vezes por dia.

Os níveis de A1C de David diminuíram de 8,2% para 6,6% durante o uso do CarePak, o que indica uma redução significativa no risco de complicações relacionadas ao diabetes e morte.

Entre outras melhorias, os participantes sofreram menos sintomas de baixo nível de açúcar no sangue, não reutilizaram agulhas e não desenvolveram infecções de pele como resultado.

Mais do que tudo, o acesso regular aos suprimentos CarePak mudou os níveis de confiança das pessoas que vivem com diabetes, aliviou o fardo de ter que ir a vários centros de saúde e farmácias para reunir mantimentos e a ansiedade e o stress da autogestão. O benefício deste tipo de acessibilidade e autopropriedade é difícil de quantificar, mas David observou que “os benefícios [do CarePak] são que, numa escala de 1 a 100, é 100... o kit ajudou-me e chegou na altura certa.”

Como acompanhamento do estudo da Fase 2, a PATH está conduzindo um lançamento inicial de mercado do Diabetes CarePak em Moçambique, produzindo de 500 a 1.000 kits e vendendo-os a preços parcialmente subsidiados por meio da Associação Moçambicana de Diabéticos e suas instalações/farmácias hospitalares. Este lançamento de mercado explorará maneiras de aumentar a acessibilidade e a disponibilidade do CarePak, ao mesmo tempo em que demonstra os benefícios e a economia de custos para o sistema de saúde para defender uma aceitação mais ampla.

O futuro do CarePak

A PATH, a Coalizão para Acesso a Medicamentos e Produtos para DNTs e nossos parceiros estão entusiasmados com o facto de que o acesso a uma solução de co-agrupamento está tornando mais simples para os usuários autogerenciarem seu diabetes e até mesmo reduzindo o risco de complicações graves. À medida que o projeto CarePak continua, esperamos construir evidências que o tornariam uma opção excelente para inclusão na cobertura universal de saúde. Os casos de diabetes continuam aumentando e intervenções mais impactantes são necessárias para o tratamento de doenças crônicas. O acesso a medicamentos e produtos para DCNT é uma questão crítica que governos, financiadores e outras partes interessadas devem abordar para reduzir significativamente o fardo financeiro enfrentado por pessoas que vivem com DCNT, como diabetes.